Tornados

Os tornados são fenómenos que, geralmente, ocorrem conjuntamente com tempestades fortes. Contêm ventos intensos, precipitação e granizo. O mais comum é acontecerem em ambientes húmidos e quentes.
Um tornado é uma massa de ar cónica que é composta por ventos muito fortes que giram de forma cíclica. Este pode atingir vários quilómetros por hora.
A sua formação é relativamente simples de perceber. Os tornados são formados a partir de fortes tempestades, como foi referido anteriormente. Estas tempestades são designadas por supercélulas. É também necessário que haja grandes quantidades de energia potencial e vento intenso na zona média da troposfera.
Assim que estas condições são reunidas poderá dar-se a formação de um tornado.
Este fenómeno pode atingir três estágios de evolução.
O primeiro é quando se observa apenas uma nuvem com forma cónica.
O segundo dá-se quando esta nuvem atinge o solo, passando a designar-se de tornado. Nesta fase, as paredes do tornado são definidas pelo material captado pelos ventos fortes, desde poeira a resíduos.
A terceira etapa observa-se quando o tornado alcança a sua largura e força máximas. Esta etapa é a mais perigosa e desastrosa.
Finalmente, quando somos surpreendidos por um tornado devemos de ter em conta uma série de procedimentos que nos ajudarão a ultrapassar o momento. Por exemplo, antes de se suceder devemos planear todo o tipo de saídas de emergência. Quando é necessário evacuar o local devemos fechar a água, o gás e cortar a electricidade; recolher os objectos que possam ser levados com o vento; proteger a habitação ao máximo; não permanecer em zonas de baixa altitude. Quando o tornado se aproxima deve-se manter sempre dentro de casa estando protegido, se for possível, por objectos resistentes por exemplo a cama, a secretária, a mesa; caso não possa abrigar-se dentro de casa deve sempre manter-se afastado de árvores, vidros e de postes.
Tornados

Mais informações sobre fenômenos meteorológicos:
anteriorInversão TérmicapróximoCiclone extratropical
Previsãodotempo.net:
Contato: info@previsãodotempo.net
Previsão meteorológica:
Outro: