Nuvem

Uma nuvem é um conjunto de partículas de gelo ou água em estado líquido, sendo a mesma visível. As nuvens encontram-se suspensas na atmosfera, depois de se terem condensado ou liquidefeito devido a fenómenos atmosféricos.
A nuvem também pode ter partículas de água líquida ou de gelo em muito maiores dimensões.
As nuvens podem apresentar as mais variadas formas, que vão mudando de acordo com a natureza, número, dimensões e distribuição espacial das partículas que as constituem e das correntes de ventos atmosféricos. Tanto a forma como a cor da nuvem depende fundamentalmente da intensidade e da cor da luz que qualquer nuvem recebe, assim como as posições relativas ocupadas pelo observador e a fonte de luz relativamente à nuvem.
As nuvens podem ser classificadas de acordo com o aspecto, com a constituição e com a altura (estágio). Quanto ao aspecto, as nuvens podem ser estratiformes (desenvolvimento horizontal, pouca espessura, precipitação de carácter leve e contínuo), cumuliformes (desenvolvimento vertical, isoladas, precipitação forte) e cirriformes (desenvolvimento horizontal, fibrosas, aspecto frágil, não dão origem a precipitação, fortes indicativos de precipitação). Em relação à constituição, existem as nuvens sólidas (pode ter gelo de tamanho elevado, podendo pesar uma tonelada), as nuvens líquidas (gotículas de água) e as nuvens mistas (gotículas de água e cristais de gelo). No que toca à altura (estágio), existem as nuvens altas (acima de 6 km de altura, nuvens sólidas), as nuvens médias ( latitudes médias entre 2 e 7 km, base entre 2 a 4 km de altura nos pólos, nuvens líquidas ou mistas) e as nuvens baixas (base até 2 km de altura, nuvens líquidas).
Existem diversos tipos de nuvens: as nuvens altas, as nuvens médias, as nuvens baixas, as nuvens de desenvolvimento vertical médio e as nuvens de grande desenvolvimento vertical.
Nuvem

Mais informações sobre fenômenos meteorológicos:
anteriorCiclone extratropicalpróximoNevoeiro
Previsãodotempo.net:
Contato: info@previsãodotempo.net
Previsão meteorológica:
Outro: