.: Fenômenos meteorológicos / Ciclone extratropical

Ciclone extratropical

O ciclone extratropical é um fenómeno natural e metereológico causado por fortes ventos e tempestades, fazendo parte da família dos ciclones. Os ciclones extratropicais são designados como sendo sistemas de baixa pressão atmosférica de escala sinóptica, ocorrendo nas regiões de latitudes médias, local onde é constituída uma parte fulcral da circulação atmosférica ao ajudarem no equilíbrio térmico de regiões equatoriais e regiões polares.

Os ciclones extratropicais desenvolvem-se através de gradientes, isto é, desenvolvem-se através de diferenças de temperatura e do ponto de orvalho.

Os ciclones extratropicais vão buscar toda a sua energia em métodos completamente diferentes daqueles que são usados em outros fenómenos ciclónicos, como as baixas polares, permitindo desta forma a classificação como sistemas de núcleo frio.

Os ciclones aqui definidos são apelidados de extratropicais pois são formados quase unicamente fora das regiões tropicais, mas também por terem formarem em massas de ar de origem não-tropical. Para além destas designações, os ciclones extratropicais também são chamados de ciclones pois têm uma natureza ciclónica.

No Hemisfério norte, os ciclones extratropicais giram no sentido horário, enquanto que no Hemisfério sul, os mesmos giram no sentido anti-horário. Os ciclones extratropicais podem ser admitidos com outras designações, consoante a localização e intensidade dos mesmos. Os ciclones extratropicais podem ser considerados ciclones de médias latitudes, baixas não-tropicais, depressões extratropicais e até mesmo ciclones frontais.

Grande parte dos ciclones extratropicais tem a capacidade de produzir ventos muito fortes, para além de também terem a capacidade de produzir chuvas que podem ir de moderadas a torrenciais. Os ciclones extratropicais conseguem causar uma maré de tempestade, que consiste numa elevação do nível do mar, sempre associada ao sistema.

Todos os ciclones extratropicais são formados em massas atmosféricas com uma instabilidade metereológica bastante alta, perdendo toda a força quando se transformam em barotrópicos (diferenças de temperatura acontecem ao mesmo tempo que as diferenças de pressão).

É com bastante frequência que existem ciclones extratropicais em regiões costeiras, apesar de alguns sistemas intensos sejam capazes de causar um grau de destruição semelhante a um ciclone extratropical.
Ciclone extratropical

Mais informações sobre fenômenos meteorológicos:
anteriorTornadospróximoNuvem
Previsãodotempo.net:
Contato: info@previsãodotempo.net
Previsão meteorológica:
Outro: